Sabe aquele momento que você não tem com quem jogar, aquela mesa foi desmarcada ou ninguém está disponível. Não vá para a Netflix. Vamos aprender novas atividades que existem no universo de jogos de tabuleiro.
Mesmo não jogando saiba que você pode fazer várias coisas relacionadas ao hobby de boardgame. Sim, existem outras atividades que podem ocupar seu tempo. E a maioria dessas coisas tem a ver com o processo de criação. Que tal botar a mão na massa?
Confira abaixo algumas dicas:
1. Traduzir algum manual para o ludopedia.
Se você tem um inglês fluente, que tal traduzir para o português o manual e as cartas de um jogo que ainda não foi lançado no Brasil? Principalmente de um jogo que você gosta muito.
Além de conhecer bem a língua, você precisa conhecer muito bem o jogo, as suas regras, sua dinâmica para que o processo de tradução fique o mais fiel possível.
Mas será que preciso ser um tradutor profissional para estar apto a traduzir um manual? Claro que não.
Existe um fórum de traduções no Ludopedia que tem muito conteúdo e dicas.
A comunidade boardgamer agradece.
2. É hora de conferir a saúde dos seus jogos
Jogos que você esquece muito tempo na prateleira podem estar com problemas sem você saber. Como assim?
Insetos e umidade!
Os insetos bibliófagos conhecidos como traças, baratas, cupins, dentre outros, podem escolher a caixa do seu jogo como lar.
Alguns comem e moram no papel, outros preferem materiais aplicados ao tabuleiro, como cola e goma.
As traças-dos-livros ou traças-de-papel estão entre os principais causadores de danos aos livros e bibliotecas no Brasil.
Não pense que a poeira que se acumula na prateleira vem da rua, parte da poeira e sujeira é compostas por cabelo humano, pele e outros detritos orgânicos que fornecem o recurso alimentar para larvas de alguns insetos. E esses insetos podem se espalhar para dentro das coleções. Limpe regularmente.
E o mofo?
Já vi fotos de jogos parados na estante onde o mofo destruiu tudo. Se você mora em lugares de clima muito úmido vigie seus jogos. Infiltrações na parede também é uma das causas para a proliferação do mofo. Vigie e coloque saquinhos de sílica-gel nas caixas, são dessecantes e absorvem a umidade.
Então já programe um checkup nos seus jogos. Abra cada caixa e veja como a saúde deles.
3. Abrir os jogos lacrados
Se você é colecionador e comprou muitos jogos recentemente pode ter algum jogo lacrado na estante esquecido ou na fila para ser jogado.
Se você não pretende vender esse jogo, então abra ele.
Primeiro porque é importante conferir os componentes pra ver se está tudo certinho e dar tempo de pedir reposição. Inclusive para ver se não tem mofo (vide jogos Galápagos na Black Friday 2019).
E segundo que agora existe tempo suficiente para ler o manual e aprender a jogá-lo. Simule uma partida com dois jogadores para entender como funciona as mecânicas do jogo. Oxalá que tenha uma opção solo.
Terminando o confinamento, é mais um jogo pronto a ir a mesa com seus amigos.
4. Pintar Miniaturas
Sempre que você coloca seu jogo de tabuleiro na mesa, aquele boardgame com dezenas de miniaturas que gosta tanto, com certeza já veio a sua cabeça a seguinte afirmação: ia ficar lindo se estivessem pintadas.
E acredite para pintar miniaturas não precisa ser artista. Aprender as técnicas só depende de tempo e um pouco de dedicação.
Hoje existem sites e canais no youtube dedicados ao hobby de pintura. São centenas de tutoriais com dicas e macetes, com todas as técnicas existentes.
Você quer aprender a Pintar? A melhor hora é essa. Já pensou em dedicar uma horinha por dia no seu confinamento para estudar essas técnicas de pintura e colocar vida nas suas miniaturas?
O maior canal no Brasil sobre pinturas é o Pintando Minis, onde ele mostra diversas técnicas em diferentes tipos de miniaturas.
Para comprar o material de pintura sugerimos o Mercado RPG ou qualquer papelaria online. Não saia de casa.
5. Criar inserts
Uma coisas que todo colecionador gosta é de um insert que organize as peças de seus jogos na mesa e agilize o setup. Infelizmente 99% dos jogos não vem com um insert funcional. Então você tem 2 opções: ou compra um insert pronto ou faça você mesmo um insert.
E são diversos tipos de materiais e opções para fabricar esses organizadores. São eles:
Impressão 3D – Com impressora 3d você pode criar um insert digitalmente e fazer a impressão. Ou então visitar as centenas de modelos prontos de inserts disponíveis na internet e fazer download. Acesse aqui uma dessas plataformas.www.myminifactory.com
Insert artenanal – Usando a placa pluma (ou foam) que são feitas de isopor mais resistente você consegue criar inserts para todos tipo de boardgame. Clique aqui para ver um tutorial para criar insert em foam.
Papel Paraná – Ou se tiver interesse em fazer seus inserts com papel Paraná (que é bem mais barato) ou papel Holler existem muitos tutoriais na internet sobre cartonagem para você aprender.
Mas existe um curso online disponível na internet só para inserts. Inclusive nesse curso você vai aprender a criar acessórios para utilizar no hobby como bandeja de dados e o que sua mente poder criar.
Em tempos de confinamento, o artesanato é uma maneira de aliviar o stress e deixar o tempo passar mais suave. Seja pintando miniaturas, criando inserts e outras inúmeras técnicas que você mesmo pode criar.
6. Jogos Print & Play (Imprimir e Jogar)
Acabou as opções de jogos em casa e quer economizar? Se você tem uma impressora em casa, papel, cola e tesoura, saiba que existem inúmeros jogos que você pode imprimir.
Aqui no ludopedia tem uma lista com muitos jogos disponíveis:
https://www.ludopedia.com.br/lista/3643/jogos-gratis-para-imprimir-e-jogar-pnp
E também no boardgamegeek:
https://boardgamegeek.com/boardgamecategory/1120/print-play
A principal qualidade desses jogos é que a maioria tem poucos componentes.
7. Criar um jogo
Você já jogou jogos suficientes, conhece todas as mecânicas a exaustão, e possui um tema muito interessante na cabeça? Porque não aproveitar esse tempo de confinamento para colocar no papel sua idéia.
Sua idéia de jogo vai copiar a mecânica de um outro boardgame que existe?
Hoje é muito difícil ter um jogo 100% original. Um exemplo é o jogo Clans of Caledonia que se inspirou nas mecânicas do jogo Terra Mystica, e tem outra dinâmica.
O que vai dar o tom ao seu jogo é como essa mecânica vai se conectar com outras mecânicas para que o jogo funcione sobre o tema que você escolheu.
Então mãos a obra. Pode ser que no fim do confinamento você já tenha um protótipo pronto para testar com seu grupo.
Tem mais dicas sobre o que fazer em casa? Deixe nos comentários.
Deixe um comentário